Alepe participa de homenagem conjunta ao ministro Gilmar Mendes

Em 22/08/2022
-A A+

O ministro Gilmar Mendes recebeu uma série de homenagens de Poderes e órgãos públicos de Pernambuco pelos 20 anos da posse no Supremo Tribunal Federal. A cerimônia foi realizada nesta segunda, no Teatro de Santa Isabel, área central do Recife. Da Assembleia Legislativa, o ministro recebeu  Voto de Aplauso e uma placa comemorativa. O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, do PSB, também entregou uma maquete do Palácio Joaquim Nabuco, sede histórica do Legislativo Estadual.

Gilmar Ferreira Mendes se tornou ministro do STF em junho de 2002 e presidiu a Corte no biênio 2008 e 2010. Em sua fala, o ministro destacou o papel da Corte em momentos de avanços no controle da inflação e na criação de uma cultura de responsabilidade fiscal, mas também quando precisou atuar  firme no que chamou de surtos autocráticos vindos das próprias instituições. Defendeu, ainda, um reconhecimento maior do STF por decisões no combate à pandemia e na efetividade da justiça em matéria de habeas corpus.

“Eu cheguei, como vocês sabem, ao Supremo Tribunal Federal em 2002, tinha 46 anos, portanto, já se vão lá 20 anos. Sou um pouco testemunha dessa história recente”.

Na abertura do evento, a Orquestra Sinfônica do Recife executou músicas de compositores pernambucanos, como Guerra Peixe e Luiz Gonzaga, adaptado para orquestra pelo Maestro Duda.